Pular para o conteúdo

Galo PPM

Publicidade, Propaganda e Marketing

Consórcio Copa 2014

O Consorcio Copa 2014, vencedor da concorrencia pública federal, em 2009,  foi composto por tres empresas:

Galo PPM

Empresa de Serviços de Comunicação de Marketing, especializada no desenvolvimento de mercados, com forte atuação na gestão estratégica de comunicação e posicionamento de marcas.

Value Partners

Empresa italiana, de consultoria em estratégia, com forte atuação no segmento esportivo internacional. Oferecendo abordagem metódica, resolução de problemas, processo para acelerar a tomada de decisões e implementação de estratégias.

Arcadis Logos

Empresa holandesa, integradora de serviços de engenharia, indústria, água e meio ambiente, ligada a uma rede mundial de empresas de engenharia.

Atuação

Suportar o Governo Federal na organização da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Munda da FIFA 2014, através de apoio técnico especializado para:

  •  Planejamento e Controle dos programas para a Copa
  • Avaliação de projetos e sistemas de gestão
  • Aspectos  promocionais
  • Aspectos institucionais e jurídicos
  • Aspectos mercadológicos e econômicos
  • Orçamentos e Custos Aspectos ambientais

Papeis & Produtos

No suporte ao gerenciamento, o Consócio tinha     papéis e produtos definidos:

Planejamento – Recomendar para assegurar que o empreendimento fosse tecnicamente bem implantado

Prazo – Suportar que o cronograma ocorresse dentro dos prazos estabelecidos

Orçamento – Alinhar os orçamentos de referência conforme diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Esporte

Produtos

No suporte ao gerenciamento, o Consócio Copa 2014 entregou os principais tópicos de produtos, como:

  • Balanços
  • Levantamentos
  • Pesquisas
  • Recomendações

A Missão

O Consórcio Copa 2014 teve a missão de assessorar o Governo Brasileiro, no gerenciamento para organização e realização da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo da FIFA 2014, provendo recursos humanos e conhecimento especializado, sob a coordenação do Ministério do Esporte, no desempenho de suas atribuições como coordenador dos eventos de futebol da FIFA (GECOPA), para todos os Ministérios da esplanada, com destaque especial a:

  • Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a realização da Copa
  • Metas e monitoramento dos resultados de implementação e execução do Planejamento Estratégico
  • Ações do Orçamento Geral da União vinculada às atividades governamentais relacionadas à Copa
  • Atividades governamentais referentes à Copa, desenvolvidas por órgãos e entidades da administração federal, diretas e indiretas, ou financiadas com recursos da União, inclusive mediante patrocínio, incentivos fiscais, subsídios, subvenções e operações de crédito
  • Execução das atividades governamentais relacionadas à Copa

Monitoramento

O site de monitoramento SISCOPA, foi especificado e desenvolvido com objetivo de fornecer, online, a todos os atores dos três níveis de governo, Federal, Estadual e Municipal, as informações de planos e projetos para organização e gerenciamento das ações da Copa das Confederações e da Copa do Mundo da FIFA 2014.

A GaloPPM, como empresa líder do Consórcio Copa 2014, coordenou o desenvolvimento da ferramenta, com o objetivo de dar transparência e ciência à população e aos órgãos de imprensa, sobre as atividades e as empresas contratadas pelo Ministério do Esporte, para apoio ao gerenciamento das ações da Copa das Confederações e da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Promoção e Publicidade

O plano Promocional e de Publicidade do País, para Copa do Mundo da FIFA 2014, foi desenhado a partir da identificação dos elementos-chave para sucesso ou insucesso das ações promocionais derivadas da organização do Evento. Foram pesquisadas as ações promocionais realizadas nas Copas passadas, dividindo-as, cronologicamente, em tres períodos de implementação: antes, durante e depois da Copa. Em seguida, as iniciativas foram classificadas com base em uma análise comparativa entre o grau de complexidade e impacto potencial, de modo a priorizá-lo.

Com foco em aperfeiçoar as estratégias de comunicação, foram oferecidas recomendações relativas às mensagens estratégicas do governo para promoção do Brasil, através da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Uma grande pesquisa (benchmark) realizada em vários países, que sediaram Copas passadas, serviu de balizamento sobre as iniciativas promocionais e o correto entendimento do panorama de investimentos e impactos alcançados, com a identificação não somente das melhores práticas realizadas nas últimas Copas, mas também percepção de aspectos negativos que deveriam ser evitados.